quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cildo Meireles

   Cildo Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1948, e começou a estudar arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, orientado pelo pintor peruano Félise Berranechea e fazendo desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas. Em 1967, teve sua primeira exposição individual de desenhos, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Nesse mesmo ano, se transferiu para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois meses na Escola Nacional de Belas Artes. Ele é um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
   Cildo desempenha um papel chave na produção artistica nacional e internacional, e é um dos principais colaboradores do Neoconcretismo, e como ele mesmo disse: "O que me atraiu no neoconcretismo foi a possibilidade de pensar sobre arte em termos que não se limitassem os visual.". De acordo com o site http://www.galerialuisastrina.com.br/ ele "cria os objetos e as instalações que acoplam diretamento o visor em uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, o regime militar brasileiro e a dependência do país na economia global", o que mostra a arte que não visa somente o belo.
   Em suas intervenções Cildo busca explorar os limites da representação e da percepção dos espectadores, frequentemente mesclando e incorporando em seus trabalhos os sentidos da audição, do olfato e do tato, ampliando o campo visual da obra e requisitando o envolvimento completo da percepção do receptor.
   Algumas de suas obras: Tiradentes - Totem-monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970), Quem Matou Herzog? (1970), Missão - Missões: Como construir catedrais (1987), Zero Cruzeiro e Zero Centavo (ambos de 1974-1978) e Zero Dollar (1978-1994).
    Em Inhotim, poderemos encontrar as obras: Através; Camelô; Desvio para o vermelho I: Impregnação, II: Entorno, III: Desvio; Glove Trotter; Inmensa; Inserções em circuitos ideológicos: Projeto cédula; Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola; Zero Cruzeiro; e Zero Dollar.





Inmensa
                                                                                                                                    

Glove Trotter
                                                                                 

Desvio para o vermelho











Nenhum comentário:

Postar um comentário